Atividades serão realizadas neste domingo (24) e terça-feira (26). Programação lembra que a doença pode ser prevenida, curada e que o tratamento é disponibilizado pelo SUS. Casos de tuberculose diminuiram no ano passado no Pará.
Paulo Dutra/G1 AM
A Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) inicia neste domingo (24) uma programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose em Belém. Das 8h às 12h, a Praça da República recebe atividades realizadas pelo Comitê Estadual para o Controle da Tuberculose no Pará, formado por vários órgãos.
A programação continuará na terça-feira (26), a partir das 8h, no auditório do Igeprev, quando será realizada a Oficina de Implantação do Protocolo de Infecção Latente da Tuberculose. A atividade é voltada para profissionais de saúde vinculados aos programas de controle da doença que atuam nas secretarias de saúde de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara.
Segundo a Sespa, as atividades são importantes para lembrar que a doença pode ser prevenida, curada e que o tratamento é disponibilizado integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde.
Tuberculose
Até 2018, o Pará ocupava o 6º lugar no ranking brasileiro em incidência da tuberculose, segundo dados do Ministério da Saúde, ficando atrás do Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ainda no ano passado, o Estado registrou 3.950 casos, 23 a menos dos ocorridos em 2017.
O número de mortes pela doença também diminuiu: passou de 260 confirmadas em 2017 para 212 no ano seguinte. O coeficiente de incidência por cada 100 mil habitantes também foi reduzido: de 43,3% em 2017, caiu para 40,7% no ano passado.
Fonte: G1 Pará.
Comentários
Postar um comentário