Prefeitura decretou situação de emergência e ainda há famílias desabrigadas. Para quem volta para casa, o medo de mais chuvas e o trabalho de calcular os prejuízos. Famílias começam a voltar à rotina após enchentes em Paragominas, PA
Quatro dias após a cidade de Paragominas, no sudeste paraense, ter sido atingida pelas cheias, Dona Maria José volta para casa ainda preocupada. "Estou voltando, mas não sei se vou ficar. Tenho medo que encha de novo. Não sei se vamos aguentar ficar aqui. Morar aqui", afirma.
Ela e várias famílias que estavam em abrigos cedidos pela Prefeitura começam a voltar para casa para limpar e avaliar o que sobrou. O que antes eram móveis, eletrodomésticos ou objetos pessoais, agora são entulhos que estão sendo retirados com a ajuda dos voluntários da Força Tarefa, que assiste às famílias.
Famílias calculam prejuízos após enchentes em Paragominas, PA
Produção TV Liberal
Quem vive nos bairros que ficam às margens do Rio Paragominas, que dá nome ao município, começa a perceber a redução do nível das águas. Mas ainda há lugares onde as casas continuam alagadas.
A Defesa Civil calcula os prejuízos e como conseguir ajuda para as famílias. "Estamos numa fase que chamamos de 'resposta' e envolve três ações: socorro, assistência as famílias e o restabelecimento de serviços. Aqui eles estão funcionando, mas precisamos dos dados para trazer recursos do Estado e até da União, se for o caso", detalha o capitão Marcelo Santos, da Defesa Civil Estadual.
A Prefeitura e a Defesa Civil alertam para a probabilidade de chuvas fortes nos próximos dias e orientam quem vive nas áreas mais baixas da cidade a procurar abrigo em casa de familiares ou ir para um dos abrigos oferecidos como os localizados na Escola Municipal Maria Silva Nunes e no Centro de Convivência Socorro Gabriel.
Serviço
Quem precisar de ajuda em Paragominas também pode ligar para o telefone 99114-7545, que foi disponibilizado à comunidade.
Fonte: G1 Pará
Comentários
Postar um comentário