Atividades começam nesta terça-feira (26) e vão até domingo (31). Objetivo é chamar atenção para a importância da preservação da natureza. Parque Zoobotânico tem 5,2 hectares de floresta preservada no centro de Belém.
Oswaldo Forte/Libcop
Trilhas, contação de histórias, manuseio de mudas e sorteio de brindes fazem parte da programação da Festa Anual da Árvore, realizada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. As atividades começam nesta terça-feira (26) e seguem até domingo (31) no Parque Zoobotânico.
A programação homenageia uma espécie ameaçada de extinção conhecida como pau-rosa (Aniba rosaeodora) e reforça o Dia da Árvore, celebrado em 24 de março nas regiões Norte e Nordeste, em função das diferenças climáticas das regiões do país, que celebram a data no dia 21 de setembro.
O objetivo do evento é chamar atenção para a importância das árvores e busca conscientizar a população dos riscos e ameaças que atingem a natureza e, consequentemente, a vida humana.
Programação
As atividades iniciam com a trilha vermelha, um passeio pelo Parque Zoobotânico que segue a rota das espécies ameaçadas. Um diferencial da programação de 2019 é a oficina de transplantio de mudas de palmeiras. Na atividade, o público poderá retirar mudas da planta que estarão disponíveis nos canteiros do parque e transportá-las para os sacos adubados. Cada participante poderá levar sua muda para casa.
Uma atividade especial foi preparada para o público da terceira idade, a oficina "As essências da Amazônia e sua utilização", que permitirá o acesso a informações específicas sobre as plantas regionais da Amazônia e suas utilizações. Entre elas, o patchouli, jaborandi, cumaru, priprioca e a homenageada, pau-rosa. Após as orientações, os participantes produzirão sabonetes artesanais, utilizando as essências.
A programação do “Domingo é Dia de Ciência” encerra a Festa Anual da Árvore, com a participação do Macaco Ximbica e a turma do Programa Natureza. Haverá atividade cênica, dinamização de kits e jogos do Clube do Pesquisador Mirim, além do sorteio de brindes. A programação completa está no site do Museu Emílio Goeldi.
Fonte: G1 Pará.
Comentários
Postar um comentário